Como corrigir 500 Internal Server Error no WordPress

Então você tem recebido 500 Internal Server Error em seu site WordPress? Não entre em pânico, seja paciente e siga nosso artigo. O 500 Internal Server Error não é específico do WordPress e pode ocorrer com qualquer outro site que você hospeda com qualquer servidor web. Há várias razões pelas quais este erro pode ocorrer. Sua natureza genérica faz com que seja incômodo consertar. Ele não exibirá o erro real no navegador para que você possa corrigi-lo.

Em servidores baseados em Linux, você terá que pesquisar os logs do servidor para a causa exata do 500 Internal Server Error. Compilamos todas as possíveis causas dos 500 Internal Server Error no WordPress junto com as etapas para corrigi-los:

Causa 1 : Arquivo .htaccess danificado

Se seu arquivo .htaccess estiver corrompido, pode causar um 500 Internal Server Error. Neste caso, você precisará primeiro acessar o arquivo .htaccess por FTP ou pelo gerenciador de arquivos cPanel e renomeá-lo. Aqui estão os passos que você pode consultar para renomear o arquivo .htaccess.

  1. Após fazer login no cPanel, na seção Arquivos, selecione o ícone Gerenciador de Arquivos.
  2. Verifique a caixa raiz do documento e selecione o nome de domínio que você deseja acessar a partir do menu suspenso.
  3. Certifique-se de que “Mostrar arquivos ocultos (dotfiles)” esteja verificado e clique em Ir.
  4. Em uma nova aba, o Gerente de Arquivos será aberto. Localize o arquivo .htaccess na lista de todos os arquivos.
  5. Clique com o botão direito do mouse no arquivo .htaccess e renomeie-o para htaccess.older.
Criar um novo .htaccess
  1. Login no painel do WordPress.
  2. No menu de navegação à esquerda, clique em Settings > Permalinks
  3. Clique no botão Save Settings e tente recarregar seu website.
Causa 2: Memória Insuficiente

Este erro também ocorre se o seu site WordPress estiver ficando sem memória. Pode ser um plugin ou tema mal codificado que está ficando sem memória. Para consertá-lo, você precisará aumentar o limite de memória no WordPress.

Abra o arquivo wp-config.php localizado no diretório raiz do WordPress. Adicione a seguinte linha ao wp-config.php e salve o arquivo.  

define(‘WP_MEMORY_LIMIT’, ‘128M’);

Se após esta correção você ainda obtiver este erro, você precisará estender o limite de memória PHP do arquivo php.ini. Você pode entrar em contato com seu provedor de hospedagem web para aumentar o limite de memória PHP.

Causa 3 : Plugins defeituosos

Se aumentar o limite de memória do PHP não corrigir o 500 Internal Server Error, é mais provável que seja causado por um ou mais plug-ins instalados no WordPress. É bastante comum que, quando um novo plug-in é instalado, um plug-in instalado anteriormente não se sinta confortável com ele, resultando em um 500 Internal Server Error

Em outros casos, uma combinação de certos plugins ou temas não são compatíveis entre si e, portanto, resultam em um 500 Internal Server Error. Infelizmente, não há uma maneira direta de determinar o plug-in problemático exato. Portanto, para filtrar problemas específicos de plugins, você terá que desabilitar todos os plugins do WordPress de uma vez.

Veja as etapas a seguir para desativar todos os plugins do WordPress sem o painel de controle do WordPress.

Desative todos os plug-ins através do cPanel
  1. Faça login no cPanel, na seção Arquivos, vá para o Gerenciador de Arquivos.
  2. Selecione Web Root (public_html/www) e clique em Ir.
  3. Expanda a pasta public_html e navegue até a pasta /wp-content/plugins.
  4. Clique com o botão direito na pasta /wp-content plugins e renomeie-a como plugins.old. Isso desativará todos os plug-ins de uma vez.
  5. Agora, reative a pasta de plugins novamente, renomeando-a como plugins. Isso permitirá que você acesse o painel de controle do WordPress novamente.
  6. No painel do WordPress, reative cada plugin (um de cada vez) e recarregue seu site para ver se o 500 Internal Server Error foi corrigido.
Desative todos os plugins através do phpMyAdmin
  1. Faça login em phpMyAdmin e localize a tabela wp_options, na coluna option_name (campo) encontre a linha active_plugins
  2. Altere o campo option_value para: a:0:{}

Com este método, o plug-in incorreto pode ser determinado e isolado para resolver o 500 Internal Server Error.

Recarregar arquivo principal

Se a desativação do plugin não resolver o erro interno do servidor, a única opção que resta é recarregar a pasta wp-admin e wp-includes a partir de uma nova instalação do WordPress.

Baixe a nova instalação do WordPress e localize as pastas wp-admin e wp-includes e substitua-as no servidor da web. Não se preocupe, isso não excluirá nenhum dos seus dados do WordPress, mas corrigirá quaisquer problemas de corrupção de arquivo.